Nesta segunda-feira, 12, o Ypiranga entrou em campo para fazer o jogo de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. A equipe de Erechim viajou ainda no sábado para Minas Gerais para enfrentar a Caldense em busca de um resultado positivo e garantir sua classificação para a semifinal da competição e por consequência o acesso para a Série C de 2016.
O Ypiranga entrou em campo pensando na vitória, mas o empate em 1 a 1 também acabou sendo um bom resultado pelas circunstâncias do jogo.
Com a bola rolando a equipe de Erechim enfrentou bastante dificuldade, já que os donos da casa buscavam fazer valer o fator local. O Canarinho, que entrou em campo com os desfalques de Robson e Costas que estavam suspensos, e teve mais uma baixa nos primeiros minutos, quando Jean Paulo sentiu uma lesão e precisou ser substituído por Branquinho.
Mesmo com as dificuldades, a equipe de Erechim mostrou muita qualidade, os donos da casa buscavam o gol logo nas primeiras movimentações, e o Canarinho precisou mostrar sua força defensiva. Mas o Ypiranga soube suportar a pressão dos minutos iniciais e equilibrou as ações do jogo a partir dos 10 minutos. O primeiro tempo foi de muitas faltas e poucas chances de gols, tanto que os goleiros não precisaram fazer intervenções mais difíceis.
Na segunda etapa o panorama mudou. As duas equipes partiram para o ataque, e foi o Canarinho que marcou primeiro. Aos 10 minutos. Laerte aproveitou o cruzamento de Saldanha e concluiu de cabeça para o fundo da rede da Caldense.
Mas quando a partida se encaminhava para uma vitória do Canarinho, a equipe de Erechim sofreu um revés. Dois minutos depois do gol, após de uma divida no meio campo, a arbitragem deu cartão vermelho a Preto, deixando a equipe de Erechim com um a menos em campo.
Mesmo com um jogador a menos o Canarinho controlava o jogo, porém, aos 28 minutos, depois de uma falta na entrada da área o zagueiro Fernando também acabou expulso. Apesar de fazer os minutos finais com dois jogadores a menos em campo, o Canarinho mantinha uma boa postura, até que aos 40 minutos houve outro lance discutível. Depois de uma disputa de bola dentro da área do Canarinho, entre Gonçalves e Kareca, a arbitragem assinalou pênalti para a Caldense. Na cobrança Diney deixou o placar igual.
O resultado mantém a vantagem para a equipe de Erechim no jogo da volta. Que se classifica para a semifinal da competição com uma vitória simples ou um empate em 0 a 0. As duas equipes se encontram novamente no próximo sábado, 17, às 19 horas no Colosso da Lagoa em Erechim.
Nesta segunda-feira, o Ypiranga entrou em campo com Carlão, Saldanha, Claudinho, Fernando, Laerte, Jucemar, Preto, Jean Paulo (Branquinho), Miranda (Gonçalves), Juninho (Jonathan) e João Paulo. T. Leocir Dall’Astra.
A Caldense começa a partida com Neguet, Jéfferson Feijão, Tiago Bernardi, Paulão, Wesley Bigu (Kareca), Marzagão (Cleiton), Mineiro, Éwerton Maradona, Diney, Francismar (Maranhão) e Rafamar. T. Gian Rodrigues