Na noite desta quinta-feira, o Ypiranga entrou em campo para fechar a oitava rodada do Gauchão 2015. E a equipe de Erechim tinha um grande desafio, pois a partida diante do Brasil, no estádio da Boca do Lobo em Pelotas foi o embate de duas equipe que lutam pela parte superior da tabela de classificação. Após esta partida também seria conhecido o novo líder da competição, para a equipe de Erechim um empate já serviria para chegar à liderança. Já ao Brasil o único resultado que servia era a vitória.
E deste os primeiros movimentos a equipe local mostrou que estava disposta a abrir o placar. O Brasil exigiu da equipe de Erechim ter atenção no sistema defensivo, também exigiu boas defesas do goleiro Carlão. Ao Ypiranga restou nos primeiros movimentos assustar nos contra ataques.
Mas a pressão exercida pelo Brasil deu resultado aos 21 minutos, depois do rebote dentro da pequena área, Nena concluiu para o fundo da rede do Ypiranga.
A equipe de Erechim buscava equilibrar as ações, mas quando a partida chegava aos 40 minutos da primeira etapa Robson foi expulso em um lance confuso que resultou em um pênalti em favor do Brasil. Na cobrança, Rafael Foster marcou 2 a 0. No mesmo lance Pretto sofreu uma lesão e precisou ser substituído por Jessé.
Na saída da primeira etapa o técnico Leocir Dall’Astra disse que a equipe de Erechim cometeu alguns vacilos e a equipe adversária acabou aproveitando para marcar seus gols.
Na segunda epata, com um jogador a menos em campo, o Ypiranga optou em seguir uma estratégia de não correr mais riscos na partida, adotando uma postura mais defensiva, apostando nos lances de bola parada para encostar no placar. Leocir Dall’Astra apostou em mudanças, com a saída de Jean Paulo e a entrada de Otacílio Neto, a equipe de Erechim conseguiu ter mais posse de bola, na sequência, Dall’Astra tirou o volante Guto, que estava com cartão amarelo para a entrada do lateral Raulen.
As mudanças surtiram efeito e fizeram com que a equipe de Erechim mostrasse uma evolução na produção em relação ao futebol apresentado na primeira etapa, porém, a equipe sentiu uma dificuldade em função de estar com um jogador a menos em campo.
Aos 26 minutos, Betão, em um lance isolado sentiu uma lesão muscular, e como já havia feito as três substituições possíveis ele permaneceu em campo, mas com muita dificuldade.
O resultado de 2 a 0 fez com que o Ypiranga perdesse uma posição na tabela de classificação do Gauchão. O Canarinho permaneceu com 13 pontos, ocupando a quarta colocação. A equipe de Erechim e foi ultrapassado pelo Brasil, que assumiu a liderança.
O Ypiranga entrou em campo com Carlão, Matheus, Negretti, Betão e Ruan; Robson, Guto (Raulen), Pretto (Jessé), Jean Paulo (Otacílio Neto) e Paulo Baier; Saldanha. T. Leocir Dall’Astra
O Brasil jogou com Eduardo Martini, Wender, Brock, Fernando Cardoso, Leandro Leite e Rafael Foster; Felipe Garcia (Galiardo), Washington e Nena (Gustavo); Diogo Oliveira (Márcio Hahn) e Alex Amado. T. Rogério Zimmermann
No final da partida a equipe do Ypiranga não retornou para Erechim. O Canarinho viajou direto para Gravataí, onde ficará hospedada até o próximo domingo, quando viaja para Porto Alegre para enfrentar o São José, a partir das 18 horas.