O frio e ameaça de chuva não assustou o torcedor do Ypiranga, que uma hora antes do jogo começou a ocupar as arquibancadas do Colosso da Lagoa. E depois que o árbitro apitou o início da partida, apoiou durante toda a partida e ajudou o Canarinho em uma conquista histórica.
O time erechinense que pela primeira vez havia passado de fase, ao chegar nas oitavas de final, em uma competição nacional, agora sobe de divisão. O Ypiranga empatou em 1 a 1 no tempo normal com a Caldense e venceu nos pênaltis, por 4 a 3, para garantir a vaga nas semifinais do Brasileiro da Série D este ano, e por consequência uma vaga na Série C de 2016.
Independente do resultado que o time tiver de agora em diante, sabe que 2016 será um ano ainda mais especial. “A partir de agora são os jogadores que vão nos dizer onde eles querem chegar. Nós, enquanto comissão técnica e direção, queríamos a vaga na Série C. Conquistamos com muito trabalho, planejamento e sacrifício. Agora eles vão ter que dizer o que querem ainda deste Campeonato”, disse o treinador Leocir Dall’Astra ao final do jogo, parabenizando o grupo de jogadores.
O meia Diego Miranda resumiu o sentimento do grupo. “Garantir esta vaga em meio a este público maravilhoso que veio ao estádio nos deixa sem palavras. Estou muito feliz”.
O jogo
Com a bola rolando, foram 90 minutos muito tensos. Apesar de ser ter o benefício do empate em 0 a 0, o Canarinho buscou a vitória desde os primeiros minutos. A Caldense, que precisava marcar gols para manter vivo o sonho de seguir na competição, também buscou o ataque desde os primeiros movimentos.
Mas se a partida começou com a vantagem do Canarinho, aos 12 minutos essa vantagem aumentou. Robson avançou pela direita, e cruzou para a conclusão de Laerte, que cabeceou sem chances de defesa para Neguet.
Com a vantagem no placar, a equipe de Erechim optou em apresentar uma proposta de não correr riscos. O Canarinho manteve uma boa postura defensiva durante todo o primeiro tempo, e apostava nas saídas rápidas. A equipe de Erechim teve boas chances, mas os primeiros 45 minutos terminaram.
Na segunda etapa mudou o panorama do jogo. O Ypiranga buscou seguir no ataque, a resposta da Caldense veio logo nos primeiros minutos. Aos sete minutos Francismar aproveitou a cobrança de escanteio para deixar o placar em 1 a 1.
Depois do gol de empate a partida ganhou em emoção. Em um lance dentro da área, Branquinho foi derrubado, mas a arbitragem mandou o lance seguir. Na sequência, depois de muita reclamação e uma falta na linha de fundo, Miranda acabou expulso.
Com um jogador a menos, a equipe de Erechim segurou o resultado e a partida foi para os pênaltis. Na cobrança o Canarinho conseguiu o placar de 4 a 3 com uma defesa de Carlão no último pênalti cobrado.
Apesar de já ter conquistado o acesso, o Brasileirão da Série D ainda não terminou para o Ypiranga. A equipe ainda tem chances de conquistar o título. O resultado positivo diante da Caldense classificou o Ypiranga para a semifinal da competição. O adversário da equipe de Erechim ainda não está definido, pois ainda há jogos neste domingo e na segunda-feira, que vão apontar os confrontos das semifinais da competição.
Ypiranga entrou em campo com: Carlão, Jucemar, Claudinho, Gonçalves, Laerte, Costa, Robson (Gustavo), Maycon (Branquinho), Saldanha, Miranda e João Paulo. T. Leocir Dall’Astra
Caldense jogou com: Neguet, Jéfferson Feijão, Tiago Bernardi, Paulão, Wesley Bigu (Andresinho), Marzagão, Mineiro, Éwerton Maradona, Diney, Francismar (Maranhão) e Rafamar (Kareca). T. Gian Rodrigues.
Cobrança de Pênaltis
– 1° Caldense – Tiago Bernardi – Gol
– 1° Ypiranga – João Paulo – Gol
– 2° Caldense – Feijão – Errou
– 2° Ypiranga – Braquinho – Gol
– 3° Caldense – Maradona – Gol
– 3° Ypiranga – Gustavo – Gol
– 4° Caldense – Kareca – Gol
– 4° Ypiranga – Gonçalves – Errou
– 5 ° Caldense – Diney – Errou
– 5° Ypiranga – Saldanha – Gol